Pular para o conteúdo

Contabilidade Organizada

Sempre ouvimos falar de ter Contabilidade Organizada. Mas o que realmente é que isso significa?

Uma contabilidade organizada inclui um conjunto de tarefas que são indispensáveis ao bom funcionamento, nomeadamente:

  • Conferência, lançamento (num programa certificado de contabilidade) e arquivo de documentos do negócio;

  • Processamento de vencimentos (quando aplicável, um ENI não tem vencimento, mas pode optar por contabilidade organizada);

  • Conciliação de conta bancária;

  • Preparação e submissão das Declarações Mensais para Autoridade Tributária (aquando do processamento de vencimentos);

  • Preparação e submissão das Declarações para a Segurança Social;

  • Preparação e submissão das Declarações periódicas do IVA;

  • Preparação de Declarações Anuais (Modelo 10, Modelo 22 do IRC ou modelo 3 do IRS, IES e envio de inventários);

  • Cálculo e envio do pagamento por conta (quando aplicável);

  • Elaboração das Demonstrações Financeiras anuais Balanço e Demonstração de Resultados.